segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

COMO ESTUDAR A BÍBLIA


Método Indutivo de Estudo da Bíblia

Caso haja um desejo intrinsíco do leitor para entender a Palavra de Deus por si mesmo, analisando-a dentro de suas próprias possibilidades hermenêuticas, se habita o sentimento de fazer algo mais além de simplesmente ler a Bíblia ano após ano e supostamente interpretá-la de acordo com os comentários de outras pensadores... Este é o método certo para o trabalhador intelectual.


O método indutivo de estudo da Bíblia é o único do gênero. Este método foi concebido para que o leitor tenha uma interação profunda com a Palavra de Deus. Com o método indutivo, você mesmo será o autor das notas de estudo.

Imagine a terra de Israel, mas ao invés de estar desfrutando a beleza de sua criação, você está apenas olhando para um cartão postal e dizendo: Ah! Agora eu conheço a terra de Israel. Por incrível que pareça é desta maneira que muitas pessoas estudam a palavra de Deus. Elas lêem comentários, estudam artigos, consultam especialistas, quando poderiam estar explorando as escrituras pôr si mesmas, aprendendo com entusiasmo de uma forma tal, que mudaria suas vidas.

O método indutivo de estudo da Bíblia proporciona este deleite. É um método de estudo pessoal, que tem como objetivo desenvolver o aprendizado de uma maneira eficaz e profunda, fazendo o amante da palavra discernir o significado de tudo aquilo que se está estudando, com o objetivo claro de poder aplicar a sua própria vida.

Se você quer conhecer a Deus tendo um relacionamento profundo e significativo com Jesus Cristo, e quer viver uma vida cristã com fidelidade, sabendo o que Deus quer para sua vida, você precisa mais do que ler a Bíblia ou estudar o que outra pessoa tem a dizer sobre ela. É mister interagir com a santa palavra de Deus pessoalmente, absorvendo a sua mensagem e permitindo que Deus possa gravar as suas verdades em seu coração, em sua mente e em sua vida.

O objetivo principal do método indutivo de estudo bíblico é conhecer a verdade pessoalmente, discernindo o que ela significa e aplicando esta verdade a vida do indivíduo.

Características do Método Indutivo

-Convite à Ação: Você dará instruções específicas sobre cada livro da Bíblia. Ao segui-las, você entrará diretamente no processo do estudo indutivo.

-Convite à Reflexão: Você fará ao texto perguntas que o levarão a pensar com profundidade, colocando-o em contato com as principais verdades e ensinos de cada livro.

-Visão Panorâmica: Faça sempre o resumo esboçado que o ajudará a memorizar o tema, o propósito e a estrutura de cada livro.

-Mapas e Quadros Históricos: Consulte estes subsídios para o estudo da Bíblia.

-Notas: Relacione fatos interessantes acerca da história, da cultura, dos relacionamentos familiares e dos costumes nos tempos bíblicos.

-Quadros temáticos: Elabore-os com o objetivo de proporcionar uma visão mais abrangente da Palavra de Deus.

-Ilustrações, Cronografias e Mapas: Você poderá criar diversos recursos visuais para uma compreensão mais rápida dos principais acontecimentos históricos e da vida espiritual do povo escolhido de Deus, no contexto da história do mundo.


FONTE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário