sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

CETEO - CENTRO DE ENSINO TEOLÓGICO (GRADE CURRICULAR)

CETEO - TEOLOGIA SEM FRONTEIRAS

Visão e Objetivos

Oferecer um serviço educacional de qualidade, com excelência Bíblico-Teológica e com preços acessíveis!


Constantemente criamos ferramentas a fim de disponibilizar a todos vocês a oportunidade de estudar. Por isso, nós o convidamos a conhecer mais sobre a nossa instituição e estudar conosco.


Estamos comprometidos com a qualidade do serviço educacional prestado, pois acreditamos que o ensino é muito importante na vida do corpo de Cristo. Nosso maior objetivo como instituição Cristã é fornecer um apoio educacional e estratégico para capacitar o cristão a uma ação missionária e discipuladora, além de contribuir com o seu aprofundamento teológico. 

Somos uma Instituição sem vínculo denominacional. Nossa visão de Reino é plural e por isso não estamos ligados a nenhuma denominação e procuramos não defender nem agredir a linha teológica dos grupos protestantes. Nossos Professores, Diretores, Coordenadores, Colaboradores e Alunos fazem parte de diversas denominações cristãs.

Para nós, membros bem formados e conscientes de seu verdadeiro papel no desempenho dos dons espirituais contribuirão mais para o propósito do Reino de Deus. Entendemos que ter igrejas fortes, com qualidade espiritual, é primordial para cumprir a missão de levar o evangelho até os confins da terra.


Graduação - Bacharel Livre em Teologia                


38 disciplinas. Precisa ter concluído o 2º Grau.


Grade curricular

Antigo Testamento
A formação e a mensagem do Cânon do Antigo Testamento, as Escrituras Hebraicas, suas divisões e os manuscritos que compõem a primeira parte da Bíblia, livro sagrado do Cristianismo. Inclui um comentário sobre cada livro.

Novo Testamento
A origem e a formação do texto que compõe a segunda e principal parte da Bíblia, revelação de Deus para a cristantade, suas divisões e características, incluindo um comentário sobre cada livro.

Geografia Bíblica
Abordagem das principais regiões, cidades, rios, montanhas, línguas das terras bíblicas. Enriquecido com mapas.

História da Igreja
A igreja do primeiro século e suas principais personagens; os pais da Igreja (período patrístico); os concílios que promoveram o amadurecimento teológico do Cristianismo; as principais heresias e outros temas contagiantes.

Evangelismo e Discipulado
Um verdadeiro manual, dividido em duas partes, orientando os evangelistas e discipuladores acerca de sua importante tarefa, tão necessária e tão negligenciada nos dias de hoje.

Hermenêutica
A arte de interpretar o verdadeiro sentido do texto bíblico. Oferece esclarecimentos valiosos para a melhor compreensão da Palavra, evitando desvios doutrinários e surgimento de heresias. Inclui um capítulo sobre hermenêutica contemporânea.

Religiões e Seitas
Importante estudo sobre as religiões, decisivo para a formação do pensamento teológico-doutrinário, em todos os sentidos. Abrange: Religião Primitiva, Religiões Politeístas, Religiões Monoteístas, Cristianismo e suas ramificações. Inclui seis capítulos sobre as seitas, avali-adas à luz da Bíblia.

Missões e Antroplogia
Manual completo e seguro, contribuindo para maior dedicação ao imperativo divino e maior amor à obra missionária. Inclui: Missões na Bíblia, Missões Transculturais, O Missionário, Suporte Missionário, Ação Missionária.

Culto, Música e Adoração
Importante estudo sobre as bases bíblico-teológicas do culto cristão, auxiliando líderes e pas-tores na organização dos cultos e no amadurecimento litúrgico. Inclui: Adoração na Bíblia, Louvor e Adoração, Música no Culto.

Caráter e Vida Cristã
Assunto bastante controvertido nos dias de hoje. Inclui: correntes básicas sobre o estudo do caráter, caráter deformado, a ação de Deus sobre o caráter do cristão, a transformação do cará-ter.

Liderança Cristã
Estudo sobre os fundamentos da liderança, o papel do líder, o líder servo, a compreensão do povo. Rico em exemplos de relacionamentos entre líderes e seus liderados.

Homilética
A arte de preparar sermões bem estruturados, com princípio, meio e fim, para fazer diferença na vida do povo de Deus, edificando e salvando vidas. Inclui: preparação e entrega da mensagem; vida e trabalho do pregador; vários exemplos de mensagens.

Introdução Bíblica I
Estudo sobre a estrutura religiosa, histórica, social e política do mundo do Antigo Testamento, onde viveram as pessoas que foram instrumentos importantes para a revelação de Deus.

Introdução Bíblica II
Fantástico relato histórico do mundo do Novo Testamento, abrangendo o período desde Alexandre, o Grande, até a destruição de Jerusalém, pelos romanos, e incluindo as idéias filosóficas e religiosas do tempo de Jesus.

Teologia e Prática da Oração
Tema sublime e de vital importância para o cristão. Apenas Jesus pode ensinar a orar; quanto a nós, podemos provocar o desejo de cultivar uma vida de oração intensa. Reflexão sobre a teologia da oração.

Metodologia da Pesquisa Científica
O estudante de Bíblia e Teologia precisa saber pesquisar, organizar seus estudos, produzir textos, resenhas, fichamentos e monografias, para melhor aprofundamento de seus conheci-mentos.

Ética Cristã
Em qualquer situação da vida há implicações éticas, desde o mais íntimo da pessoa (a consci-ência) até os vários níveis de relacionamentos e comunhão (koinonia). Estudo aprofundado do tema.

Teologia Sistemática I, II e III
Estudo aprofundado e meticuloso das principais doutrinas cristãs, como a doutrina sobre a Trindade, a Cristologia, a Paracletologia, a Angelologia, a Antropologia, a Hamartiologia, a Soteriologia, a Eclesiologia, a Escatologia. É importante para o líder cristão possuir convicções doutrinárias, com base na Palavra de Deus.

Língua Portuguesa
Uma introdução à cultura e à língua, com orientações sobre a leitura, a redação e normas gramaticais, objetivando auxiliar o estudante e o estudioso em seu desenvolvimento intelectual e na aplicação da língua em seu cotidiano.

Educação Cristã
Estudo sobre a postura do estudante de teologia diante do desafio de ensinar a Bíblia. Inclui: a filosofia da educação cristã; a questão da aprendizagem; a didática e as formas de ensino; o preparo da lição. São ferramentas úteis para o líder cristão.

Filosofia
Estudo da Filosofia como atividade espontânea do ser humano, que não cessa de formular questões relacionadas ao sentido da vida, à razão das coisas. O ato de filosofar é inerente ao ser humano; é preciso lapidar este ato e encontrar o caminho certo. Este é o desafio.

Introdução à Psicologia
Embora seja uma disciplina bem específica, a abordagem é introdutória, tratando dos ramos da Psicologia, sua relação com outras ciências, um esboço histórico e as principais correntes da Psicologia Moderna. Aborda, ainda, a questão do desenvolvimento social, das atitudes e de diversas áreas de estudo da Psicologia.

Teologia Comtemporânea
Uma abordagem das principais linhas teológicas contemporâneas: a teologia conservadora, o liberalismo teológico, a neo-ortodoxia, a secularização, o neo-romanismo e as teologias da libertação. Inclui um capítulo sobre a teologia e o ecumenismo.

Aconselhamento I
Estudo sobre o perfil do conselheiro à luz da Bíblia, os principais métodos de aconselhamento e diretrizes para sua prática. Inclui: aconselhamento para o conselheiro.

Teologia do Antigo Testamento
A certeza da existência e da revelação de Deus é a base da teologia do Antigo Testamento. O estudo é uma reflexão sobre o fazer teológico em torno das várias divisões do Antigo Testamento e seus respectivos autores.

Teologia do Novo Testamento
Auxílio à compreensão da Teologia do NT, apresentando diversas abordagens, sua importân-cia e sua relação com a religião e a ciência. Aborda, ainda, temas específicos, como: a Cristologia, os ensinos de Jesus, a teologia paulina e a dos escritos joaninos.

Psicologia da Religião
Tema bastante complexo e abrangente, tratando de questões relacionadas ao que há de mais íntimo no ser humano, isto é, sua vida psíquica e sua fé religiosa.

Apologética
Não podemos considerar o Cristianismo como um simples sistema de pensamento, que preci-samos defender ou do qual precisamos convencer as pessoas. Podemos colocar diante delas um corpo de verdades, em forma de credo, confissão ou declaração de fé, sem nos limitarmos a somente isto. O estudo abrange a defesa da fé diante das controvérsias e heresias.

Teologia do Ministério Cristão
O ministério cristão a partir da Bíblia e da história, passando pelos tipos de ministérios e por várias implicações da vida do ministro, enquanto servo de Deus.

Administração Eclesiástica
Subsídios para uma administração eclesiástica eficiente, tratando do planejamento, do proces-so decisório, da organização do trabalho, da comunicação e da liderança. Inclui aspectos da secretaria e da tesouraria da igreja.

Sociologia e Religião
Um estudo sobre a evolução da Sociologia e suas implicações com a cultura, a sociedade, o sistema e os agrupamentos sociais. Inclui aspectos da Sociologia da Religião, tratando do fenômeno religioso, da experiência e da vida religiosa em sociedade, além de falar dos diversos grupos religiosos.

Didática Geral
Os principais fatores que implicam o processo didático, como: o planejamento, a motivação, o pensamento, as técnicas e os recursos, a avaliação.

Filosofia da Religião
A partir das origens da Filosofia da Religião, um estudo sobre o conhecimento religioso, os fundamentos para a (des)crença em Deus e a questão da revelação e da fé.

Aconselhamento Cristão II (Grupos Específicos)
Aconselhamento para grupos específicos, como: enfermos, pacientes terminais, enlutados, deprimidos, para relacionamentos construtivos, pessoas com problemas familiares, grupos desassistidos.

Protestantismo Brasileiro
Além do seu desenvolvimento histórico, abordagem de suas principais características, em seu relacionamento com a sociedade, em sua eclesiologia e em suas relações inter-eclesiásticas.

FONTE








Nenhum comentário:

Postar um comentário