quarta-feira, 10 de outubro de 2012

PEÇA INFANTIL 3


26/11 -Tema: Uma notícia Triste!
Texto-Bíblico:(1° Samuel 4; 7.15)
Versículo do Dia:“O filho sem juízo é tristeza para o seu pai e amargura para a sua mãe”Provérbios 17.25
Objetivos da Lição: Aprender que quando se escolhe o caminho da desobediência à Deus coisas ruins podem acontecer na nossa vida. 



INTRODUÇÃO
Quem aqui se lembra como se chamavam os dois filhos do sacerdote Eli?
Hofni e Finéias. Como era o comportamento deles perante o seu pai, o sacerdote Eli? E perante à Deus?

DESENVOLVIMENTO
Os dois filhos do sacerdote Eli, que também eram sacerdotes, não respeitavam as coisas de Deus e quando seu pai os tentava corrigir eles não lhes davam ouvidos.
Nós aprendemos que por duas vezes o Senhor Deus tentou salvar a família do sacerdote Eli da destruição. Na primeira vez, o Senhor mandou que um profeta fosse até o sacerdote, com uma mensagem que dizia que seus dois filhos estavam entristecendo o coração de Deus quando desprezavam as ofertas que as pessoas levavam ao templo para o Senhor. Nesta mensagem o Senhor usou aquele profeta para fazer uma pergunta ao sacerdote Eli:

- (...) Eli por que você honra seus filhos mais do que a mim, (...)?
E no final o profeta disse que Hofni e Finéias morreriam no mesmo dia.
Na segunda vez, Deus usou o jovem Samuel para alertar ao sacerdote Eli que a destruição de sua família estava próxima e que nada ele havia feito para evitar isso.
Deus continuou usando Samuel para falar ao Seu povo.
Passado algum tempo o povo de Israel foi lutar contra os filisteus.
Os filisteus se aprontaram e entraram na luta. Eles venceram os israelitas, matando no campo de batalha mais ou menos quatro mil soldados.
Quando aqueles que tinham escapado voltaram ao acampamento, os líderes do povo de Israel disseram:
— Por que é que o Senhor Deus deixou que os filisteus nos vencessem hoje? Vamos trazer de Siló para cá a arca da aliança, para que assim o Senhor esteja no meio de nós e nos salve dos nossos inimigos.
Então mandaram mensageiros a Siló para trazerem a arca da aliança do Senhor Todo-Poderoso, que se assenta no seu trono entre os querubins.
E Hofni e Finéias, os dois filhos de Eli, vieram junto com a arca.
Quando a arca chegou, os israelitas gritaram tão alto, que a terra tremeu. Os filisteus ouviram os gritos e disseram:
— Escutem esses gritos no acampamento dos hebreus. O que será que aconteceu?
Quando souberam que a arca da aliança do SENHOR havia chegado ao acampamento hebreu, os filisteus ficaram com medo e disseram:
— Um deus chegou ao acampamento dos israelitas! Ai de nós! Nunca aconteceu uma coisa assim! Ai de nós! Quem poderá nos salvar destes poderosos deuses? São os deuses que atacaram os egípcios com todo tipo de pragas, no deserto. Sejam corajosos, filisteus! Lutem como homens ou seremos escravos dos hebreus, como eles já foram nossos escravos. Lutem como homens!
Assim os filisteus lutaram.
Os israelitas foram vencidos e fugiram correndo para as suas casas.
E houve uma grande matança: trinta mil israelitas foram mortos.
Então os filisteus tomaram a arca de Deus, e Hofni e Finéias, os filhos de Eli, foram mortos.
Um homem da tribo de Benjamim correu desde o campo de batalha até Siló e chegou lá no mesmo dia.
Para mostrar a sua tristeza, ele havia rasgado as suas roupas e posto terra na cabeça.
Eli estava sentado numa cadeira, perto da estrada, esperando. Ele estava muito preocupado com a arca da aliança.
Quando o homem deu a notícia, toda a gente da cidade ficou apavorada e começou a chorar alto. Eli ouviu os gritos e perguntou:
— Que barulho é esse?
Então o homem correu para contar as notícias a Eli.
Eli estava com noventa e oito anos e completamente cego. O homem disse:
— Eu fugi da batalha e hoje mesmo vim correndo de lá até aqui.
— O que aconteceu, meu filho?
 — perguntou Eli.
— O povo de Israel fugiu dos filisteus! — respondeu o mensageiro. — Foi uma terrível derrota para nós. Além de tudo, os seus filhos Hofni e Finéias foram mortos, e os filisteus tomaram a arca da aliança.
Quando ouviu falar na arca, Eli caiu da cadeira para trás, perto do portão da cidade. Ele estava muito velho e gordo. Por isso, quando caiu, quebrou o pescoço e morreu. Eli foi o líder do povo de Israel quarenta anos. A nora de Eli, a mulher de Finéias, estava grávida e já quase na época de ter a criança. Quando ela soube que a arca de Deus havia sido tomada e que o seu sogro e o seu marido tinham morrido, começou a ter as dores de parto e deu à luz. Ela estava morrendo, mas as mulheres que a ajudavam disseram:
— Tenha coragem! Você ganhou um filho. Ela não se interessou e não respondeu Mas deu ao menino o nome de Icabô, explicando: “A glória saiu de Israel.” Disse isso, falando da tomada da arca de Deus e da morte do seu sogro e do seu marido.
Ela disse:
— A glória saiu de Israel, pois a arca de Deus foi tomada pelos nossos inimigos.

CONCLUSÃO
Nesta última lição do mês vamos comparar a história de Samuel e de Hofni e Finéias, filhos de Eli.
Samuel foi fruto da oração de sua mãe; foi entregue ao Senhor por seus pais, para servi-lO no Templo.
Hofni e Finéias eram filhos do sacerdote, nasceram e cresceram na Casa do Senhor. Todos eles ouviam os mesmo princípios, mas somente Samuel decidiu obedecer aos princípios que lhe foram ensinados.O que aconteceu com eles depois de crescidos?
Suas histórias foram diferentes. Hofni e Finéias morreram na guerra contra os filisteus, quando a arca da aliança foi levada, assim como morreu Eli e a mulher de Finéias, ao receberam a notícia do que havia acontecido.E Samuel? Sua história foi diferente. Ao procurar ser agradável a Deus, o Senhor o abençoou e o tornou sacerdote em Israel. A Bíblia diz que o Senhor era com ele e todo o Israel conheceu que ele estava confirmado como Profeta do Senhor e que o Senhor se manifestava a ele pela Sua Palavra. E a palavra de Samuel se dirigia a todo o Israel.
Crianças, vejam só que coisa poderosa acontece na nossa vida quando nós decidimos agradar o coração de Deus.
Não são só os adultos que podem atrair a atenção de Deus ou tocar o Seu coração. Você também pode, mesmo sendo pequeno. Porque Deus não olha o tamanho nem a idade, Ele olha o coração.
O Senhor Se agradou de Samuel, pois viu nele um coração obediente. Por isso lhe deu o lugar que seria dos filhos de Eli que, apesar de serem filhos de sacerdote, não tinham no coração amor ao Senhor como Samuel.
E você? Quer ser como Samuel? Quer ser obediente ao Senhor? Quer ser respeitado por todos como um homem ou uma mulher de Deus?
O Senhor lhe chama, assim como chamou a Samuel.
Qual é a sua resposta? A de Samuel foi “Eis-me aqui”. E a sua? Se responder como o menino Samuel, certamente o Senhor o abençoará grandemente e fará de você um grande homem, uma grande mulher 

nessa Terra.

aSugestão de Louvor e Filme para este Planejamento:
*Cd e DVD do Crianças Diante do Trono_ Samuel: O Menino que ouviu Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário