terça-feira, 20 de dezembro de 2011

ESBOÇO 4: DEUS SE LEMBRA


DEUS SE LEMBRA
(ISAIAS 49.14-16)

(Ilustração: Deus é bom e sabe o que faz)
INTRODUÇÃO:Sei que todo crente tem uma promessa de Deus guardada em seu coração; quer seja na área pessoal, ou familiar ou ministerial. Deus promete curas, prosperidade, livramento, libertação e salvação. Muitos se apóiam firmemente nas promessas, mas devido à expectativa frustrante do coração ansioso, acabam por desistir ou então achar que Deus esqueceu de anotar o que prometeu. A tendência aqui é lamentar. Só existe uma coisa que Deus se esquece, a Bíblia chama de pecado perdoado (Is 43:25; Mq  7.18,19; Pv. 28.13; 1 Jo 1.7-9). Porém a Bíblia diz que Deus não esquece de nós e nem de sua Palavra (Jr 1.11,12), e hoje ouviremos uma mensagem que nos garante que servimos um Deus que se de nós e do que nos prometeu. Vejam alguns exemplos bíblicos práticos para nossa vida cristã:

1.      O LADRÃO – (Lc 23.38-43) – Jesus valoriza independente de como a sociedade ver esses valores. Um ladrão que ninguém aceitaria em seu reino, faz um apelo a Jesus para lá na eternidade, Jesus surpreende-o dizendo: “ Hoje mesmo” estarás comigo no Paraíso.

Ø  DEUS SE LEMBRA DE VOCÊ E PODE DE DÁ UMA RESPOSTA IMEDIATA HOJE MESMO

2.      NOÉ – (Gn 8.1-4) – Depois de tanto trabalho, zombarias, chuva e tempestades, Noé se encontra num estado de anciedade, abrindo e fechando a janelinha da fé (da arca) lá no último compartimento da arca, dia após dia. Talvez ele pensava: “é muita água”, “vai demorar demais”, mas se eu pular eu morro” “é melhor aguardar a promessa, pois quem prometeu é fiel”(         ), Então no tempo certo, Deus mandou o vento, acalmou as águas; elas minguaram e Noé saiu do sufoco.

Ø  DEUS SE LEMBRA DE VOCÊ E PODE MANDAR UM VENTO EM TEU FAVOR E ACALMAR O TEU SUFOCO, TUAS ÁGUAS.

3.      RAABE – (Js 2.1-3; 8-14; 6.19-24) – Raabe foi tataravô de Davi. Ela é sitava na genealogia de Mateus junto com mais três mulheres especiais (RUTE, BATSEBÁ, MARIA). Ela era uma vergonha pra família, era prostituta, tinha uma casa exclusiva pra isso. Reconheceu o poder do Deus de Israel e pensou em fazer algo que lhe redimisse e também fizesse sua família se orgulhar e deu certo; os espias prometeu em nome de Deus e Josué cumpriu pela ordem divina: somente a prostituta Raabe e sua família serão salvas da destruição.

Ø  DEUS SE LEMBRA DE VOCÊ E PODE SALVAR A TUA FAMÍLIA CONFORME ELE PROMETEU.

4.      SANSÃO – (Jz 16.23-30) – Sansão brincou tanto de pecar que nem notou quando a conseqüência chegou. Quebrou o voto de nazireu, perdeu a  comunhão com Deus, as forças, a visão, foi preso, amarrado, escarnecido e escravizado pelos inimigos. No momento mais crítico da situação resolver gritar a oração de socorro: Deus, lembra-te de mim! E pagou com a vida o preço da vitória que poderia vencer brincando.

Ø  DEUS SE LEMBRA DE VOCÊ E PODE T DAR FORÇAS PARA VENCER TEUS INIMIGOS OPRESSORES.



5.      MEFIBOSETE – (2 Sm 9.1-3) – Ele era filho de Jonathas, muito amigo de Davi, e Jonathas foi filho do 1º rei de Israel.. Ele tinha cinco anos quando Davi assumiu o trono e sua ama, numa fuga, o deixou cair e ele ficou deficiente das duas pernas. Ele nada sabia da aliança entre Davi e Jonathas; Ele sentia-se rejeitado, discriminado, incapaz, impotente, um ninguém, um “cão morto”. Depois de 25 anos, ele já casado, sua família paterna falecida, Davi se lembra da aliança que fez e asorte caiu sobre mefibosete. Ziba era o mais famosa servo da casa, porém o direito pertencia ao escondido herdeiro.

Ø  DEUS SE LEMBRA DE VOCÊ E PODE MOVER TODA HISTÓRIA PARA TI ABENÇOAR E VOCÊ IRÁ SENTAR NA MESA DO REI.

6.      ISRAEL – (Zc. 1:1-2; 2:1-5) – Na era pós-exilica, Israel saindo do cativeiro com cerca de 50 000 pessoas somente, entre eles destacam-se Ageu, Zacarias, Neemias, Esdras e Malaquias. Neemias vai pro muro, Esdras para o templo, Malaquias para adoração verdadeira, Ageu para a motivação, e Zacarias: Deus se lembra, relembra as promessas para a consolação do povo.

Ø  DEUS SE LEMBRA DE VOCÊ E RENOVANDO AS PROMESSAS NESSA HORA E TI ENVIANDO CONSOLO ATÉ QUE CHEGUE O TEMPO DETERMINADO DE DEUS AGIR.



CONCLUSÃO: Deus se lembra de nós e pode nos enviar resposta imediata, pode fazer sobrar um vento forte, pode renovar forças, pode salvar familiares, pode honra e exaltar o desprezado e consolar o coração do ansioso. NÃO ESQUEÇA: DEUS SE LEMBRA!


Prof° Gildelanio da Silva - Mestrando em Teologia

gildelanio@hotmail.com (83.8885.3936 / 9965.1398)

CASO QUEIRA COPIAR, FAVOR CITAR FONTE A AUTORIA. GRATO.

Um comentário: