terça-feira, 20 de dezembro de 2011

ESBOÇO 3: A FOTO OU O FILME: O QUE VOCÊ VÊ?


A FOTO OU O FILME – O QUE VOCÊ VÊ? 
(JOÃO. 7:24)

“Não julgais segundo a aparência (foto),
mas segundo a reta justiça (o filme)”

Toda história é marcada por situações e cada situação existe num contexto histórico de alguém; assim acontece com a analogia da foto e do filme. Como podemos tirar conclusões precipitadas e variadas de uma situação da nossa história, também podemos julgar uma foto fora do seu contexto, ou seja, fora de seu filme, e com isso, sempre erramos. A decepção é certa.
Olhar uma foto ou um filme nos leva a tirar lições e conclusões bem variadas, mais ainda se for analisada por várias pessoas. A foto é relativa, é só um simples momento da história. Já o filme revela a história do início ao fim, e nos ajuda seguramente a encontrar a absoluta certeza dos momentos vividos.
Não levando em conta a questão de adulteração de fotos e filmes, como é comum em nossos dias, vamos nos atentar para o poder que temos nos órgãos mais sensoriais de nosso corpo - os olhos.
A Bíblia diz: 
“A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo teu corpo terá luz; se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes são tais trevas” (Mateus 6:22,23)
Este texto revela a grande importância da forma como enxergamos o mundo, as pessoas e até o próprio Deus. O reflexo que tiramos de um repentino olhar, a absorção de informações de terceiros, a ótica preconceituosa adquirida, projeções de complexidades, o olhar interesseiro da ansiedade, as miragens do deserto da vida, nos levam a tatear no escuro da frustração e decepção, e quanto a isso, o problema sempre estará no olhar. O que devemos concluir de pessoas que só murmuram e blasfemam de tudo e de todos? O que dizermos dos que se desviam da fé e desistem da caminhada? O que será levado mais em conta: A PRIMEIRA IMPRESSÃO OU A ÚLTIMA? A APARÊNCIA OU O HISTÓRICO? A FOTO OU O FILME?
(Q U E M   O L H A   A   F O T O)

1.                        QUEM OLHA A FOTO NÃO VÊ O SOBRENATURAL (2 Rs. 6:8-18) Eliseu e Geazi

2.                        QUEM OLHA A FOTO É ATROPELADO E PERDE A BÊNÇÃO (2 Rs. 7:1-10, 16-20)

O capitão incrédulo do exército


3.                        QUEM OLHA A FOTO SE ABALA COM A SITUAÇÃO E COM OS INIMIGOS (NUM. 13:23-33; Mais Salmo 125.1; 23:4;  27.2-3) – Os espias, Calebe não.

4.                        QUEM OLHA A FOTO SERÁ LANÇADO FORA E PERDERÁ PRIVILÉGIOS – (Gn 3.6, 24) – Adão e Eva

(Q U E M   O L H A   O   F I L M E )

1.                        QUEM OLHA O FILME COMPREENDE O TRABALHAR DE DEUS (Gn. 45.1-8)

José perdoa os irmãos porque viu que tudo era plano de Deus para sua vida.


2.                        QUEM OLHA O FILME IRÁ ALÉM DO MAR (Ex. 14.10-18) Moisés no mar vermelho

3.                        QUEM OLHA O FILME IRÁ ALCANSAR E TOCAR O MESTRE (Mc 5.25-29) – A Mulher do fluxo de sangue (Enfrentou a fragilidade, a distância, a multidão, etc) Pela fé no filme.

4.                        QUEM OLHA O FILME NÃO TEME OS GIGANTES (DESAFIOS) DA VIDA (I Sm 17.32-39) – Davi e Golias.

CONCLUSÃO: Aprenda a olhar a vida, o mundo e as pessoas com os olhos de Deus. Deus tem um colírio para nossos olhos (Ap. 3:18). Independente da situação devemos confiar plenamente em Deus. (Jô. 16.33; Sl. 34.19; Pv. 10; Sl 27.13; Sl 30.5; Sl 20.7,8)

Prof° Gildelanio da Silva - Mestrando em Teologia

gildelanio@hotmail.com (83.8885.3936 / 9965.1398)

CASO QUEIRA COPIAR, FAVOR CITAR FONTE A AUTORIA. GRATO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário